quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CDC ( CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA ) GENDIBA, PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BAHIA

Caracterização

O Centro  Digital de Cidadania ( CDC ) que funciona no Colégio Municipal Cecília Machado dos Santos com público alvo alunos do ensino fundamenta I e II, localizado na comunidade de Gendiba  no município de Presidente Tancredo Neves é proveniente do  redirecionamento do CDC  antes instalado na CFR, Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, um projeto da Fundação Odebrecht, também localizado nesse município. Esse CDC teve seu início de funcionamento em março de 2010 com o apoio maciço da CFR e parceria da prefeitura municipal de Presidente Tancredo Neves para adequação desse respectivo espaço físico.
Para desenvolver os trabalhos , esse CDC conta com o apoio do Gestor JAILTON ROCHA DE SOUZA, Monitor ELÂNIO MENEZES SOUSA e Voluntário MARCOS DE SOUSA MACEDO que vem despertando  e motivando a inclusão digital dos alunos dessa referida escola e demais pessoas da comunidade.


Estrutura  

Trata-se de um CDC com boa estrutura física com 25   cadeiras acolchoadas, 10 máquinas + 1 servidor, 1 impressora,  1 ar condicionado de 12000 BTU, 12 mesas , tornando assim o ambiente propício e agradável para  o bom uso da INTERNET visando o próprio desenvolvimento pessoal e intelectual dos usuários.


Perfil dos usuários frequentadores do CDC 

A região de Gendiba, onde está atualmente instalado o CDC, fica a 9 KM da CFR  e a 21 KM da sede do município  de Presidente Tancredo Neves e é uma comunidade com um padrão de vida de classe média baixa , a maioria analfabetos, de religião católica predominante e engajados na vida agrícola, no cultivo de cacau, banana, mandioca, entre outras culturas. Atualmente  essa comunidade já conta com energia elétrica em  mais de 90% das casas. Ainda não existe Posto Médico nessa localidade mas o acesso à sede é fácil já que uma estrada em bom estado cruza a região em direção à sede.
Convém lembrar que no momento o CDC está sendo usado na maioria das vezes pelos alunos dessa referida escola e alunos do 2º grau que estudam na sede e vem pesquisar em turno oposto. Já os familiares ainda não fazem muito o uso por conta do analfabetismo de alguns e até mesmo a falta de cultura digital.
No entanto, o agradável é saber que já estamos dando passos, despertando nos alunos, filhos da comunidade, divulgando o máximo o potencial desses mecanismos presentes em nosso meio para que as pessoas desenvolvam-se e busquem apoio em se tratando de alternativas inovadoras para a agricultura, religião, comércio, cultura, esporte, lazer  bem como a  comunicação do ser humano enquanto cidadão que precisa se atualizar nesse mundo globalizado em pleno século XXI.


 
   
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”

Nenhum comentário:

Postar um comentário